dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Maçã    
Sarna da macieira: controle eficiente com fungicidas protetores
Prevenção é a melhor forma de evitar a doença que pode destruir o pomar por completo
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
16/06/2010

Os fungicidas protetores são químicos utilizados para evitar que os inócuos dos fungos se propaguem nas plantações, impedindo que as doenças se desenvolvam e causem grandes prejuízos. No caso do combate à sarna da macieira, principal doença da cultura, esta é a melhor forma de  evitar o fungo, já que o controle curativo é muito difícil e não se tem mostrado eficiente nos últimos anos. Os fungicidas protetores são aplicados durante os meses da primavera (setembro, outubro e novembro) no ciclo primário da doença. Para que o controle seja eficiente, é preciso haver um manejo integrado que combata o fungo desde o inverno, já que ele resiste às baixas temperaturas, com a retirada das folhas que estão no solo para reduzir o inócuo da doença.

— O controle tem que ser pensado de forma integrada, mas a base é o uso de fungicidas durante a primavera e nós teríamos tratamento de outono e inverno, visando à redução do inócuo. Na primavera se inicia a fase crítica da doença. O ciclo primário da doença normalmente vai de setembro, quando a macieira brota, até final de novembro. A única maneira de se controlar a doença é com uso racional de fungicida. É necessário que se façam intervenções periódicas visando proteger as folhas com o uso de fungicidas protetores, ou seja, nós temos que aplicar os fungicidas antes ou durante a ocorrência da infecção. Até poucos anos atrás, o sistema era mais baseado no sistema curativo,  em que os fungicidas eram aplicados após a ocorrência dos períodos favoráveis à infecção, só que o uso intenso destes fungicidas curativos durante quase 30 anos fez com que eles passassem a ter uma eficiência reduzida. Nós mantemos o uso de fungicidas curativos para emergências, mas dificilmente a doença é controlada depois deste período — explica o engenheiro agrônomo José Itamar Boneti, pesquisador na área de fitopatologia da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Santa Catarina).

Boneti é um dos palestrantes da Senafrut 2010, que acontece entre os dias 22 e 24 de junho, na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina. Ele ensina que é preciso sempre manter uma camada de fungicida sobre as folhas, então é preciso fazer uma nova aplicação à medida que as folhas forem surgindo. Este intervalo varia de acordo com o clima e o tipo de fungicida usado, mas, no geral, em Santa Catarina, este tempo fica entre três e cinco dias. Ou seja, para ter um controle eficiente é preciso que a aplicação dos fungicidas protetores seja constante, a cada cinco dias. As variedades Gala e Fungi são as mais sensíveis à sarna da macieira e que mais sofrem com a doença. Uma outra medida de controle é o uso de variedades resistentes melhoradas geneticamente. A Epagri já alcançou algumas ao longo dos últimos anos, mas ainda não encontrou um material que seja resistente e competitivo comercialmente. Uma das cultivares resistentes é a Maçã Catarina, mas ela não absorve muito cálcio. Outros exemplos são a Joaquina e a Monalisa, a mais recente e eficiente delas.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada